Através da tecnologia Open BIM, é possível implementar um fluxo de trabalho colaborativo para o desenvolvimento de projectos de arquitectura, engenharia e construção, de forma aberta e coordenada entre todos os técnicos que fazem parte da equipa de trabalho.
No ambiente Open BIM, os projectos são elaborados de forma colaborativa e progressiva, uma vez que são definidos à medida que os membros da equipa vão estabelecendo propostas e soluções para todos os aspectos do projecto.
A característica principal da tecnologia Open BIM é que está baseada na utilização de formatos de intercâmbio standard IFC.
Aravés da utilização deste formato, ao ser standard e público e ao não estar vinculado a nenhum software em concreto, é garantida a perdurabilidade do trabalho realizado, já que não depende das aplicações com as quais se trabalhou. Incluindo os ficheiros de dados, próprios das referidas aplicações, que desde o ponto de vista da perdurabilidade do projecto, passam a ter um papel secundário, já que é o ficheiro IFC gerado que passa a ser a contribuição final para o projecto.